-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Áreas de atuação

Na sociedade moderna, a informação é considerada tão importante e fundamental quanto os recursos naturais para o desenvolvimento nacional. Vem sendo considerada, como o quarto fator de produção na estrutura de uma empresa, ao lado da mão-de-obra da matéria-prima e do capital. Não importa se sua apresentação se dá na forma de dados empíricos ou na forma altamente processada, a que chamamos "conhecimento".

Mas o que fazer para organizar essa enorme quantidade de informação que é produzida atualmente para que ela possa ser "consumida"? Certamente, encontraríamos aqui uma infinidade de alternativas como resposta.
 
Entretanto, existe uma área do conhecimento especializada em pesquisar, desenvolver e utilizar os mais eficazes métodos para minimizar esse problema - é a Biblioteconomia, que tem como objetivo de estudo e trabalho a Informação. Não importa se a Informação está registrada sob forma de livro, revista, filme, fotografia, slides ou fitas... Não importa, realmente, o seu suporte.
 
Dentro desse contexto, podemos afirmar que a Biblioteconomia está engajada na interação de três elementos básicos: usuário,  informação e  bibliotecário.
 
O Bibliotecário é um profissional que, cada vez mais, tem sido reconhecido como Agente da Informação. Cabe a ele desempenhar a função de gestor da informação, usando as tecnologias de informação e comunicação disponíveis.
 
A profissão de Bibliotecário está enquadrada como profissão liberal (Ministério do Trabalho) e  é reconhecida por lei desde 1962. Como profissional de nível superior que deve atuar no mercado de trabalho com uma visão ampliada e objetiva da sociedade e dele esperam-se atitudes criativas, inovadoras, proativas  e éticas.
 
 
1. Documentação e informação
Bibliotecas: públicas, comunitárias, ambulantes, especiais, hospitalares, escolares, infantis, acadêmicas, especializadas e particulares.Centros de Documentação; Centros de Análise de Informação; Centros de Comutação Bibliográfica; Arquivos; Editoras e Publicadoras; Livrarias; Centros de Restauração de Documentos e de Obras de Arte; Residências Particulares (cadastramento de bens); Empresas (controle do fluxo da informação e documentação).
 
2. Comunicação e informação
Empresa de Comunicação (da produção à divulgação da informação), Jornais e Revistas; Empresas Cinematográficas e de Publicidade; Videotecas (preparação, organização e distribuição de videotextos e videocassetes); Biblioterapia; Serviços de Informação em aeroportos, rodoviárias, instalações ferroviárias e de metrô; tradução; Organização de Congressos; Seminários e Simpósios.
 
3. Cultura e lazer
Galerias de Arte; Museus de Arte; de Ciências; Históricos (em colaboração com o profissional da área); Centros de Cultura; de lazer (informação, estímulo à criatividade, promoções culturais, leitura como lazer, sinalização do espaço, pesquisas...); Agências de Turismo (informações turísticas locais, nacionais e internacionais, pesquisa de mercado...)
 
4. Educação
Ensino de Biblioteconomia (2º e 3º graus e Pós-Graduação); Treinamentos de Usuários.
 
5. Pesquisa
Centros de Pesquisa; Apoio a Pesquisadores (pesquisa bibliográfica, localização e aquisição de fontes ou dados, normalização); Pesquisa Aplicada à Biblioteconomia.
 
6. Tecnologia da informação
Informática; Centros de Computação; Teleprocessamento; Bancos e Bases de Dados; Microfilmagem; Digitalização; Internet.
 
7. Planejamento e informação
Serviços como Autônomo; Consultor e/ou Assessor Especializado.
 
8. Política e informação
Assessoria a Políticos;
Associações de classe;
Conselhos Regionais de Biblioteconomia e Sindicatos.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910